Home » Artigos SAAESP » Outubro Rosa informa e chama atenção para o câncer de mama – O SAAESP apoia essa campanha!

Outubro Rosa informa e chama atenção para o câncer de mama – O SAAESP apoia essa campanha!

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Trata-se de uma campanha de conscientização realizada por diversos setores no mês de outubro dirigida à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é uma doença resultante na multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A iluminação em rosa de monumentos em diversas partes do mundo é uma das formas como o Outubro Rosa ganha visibilidade de modo original. As muitas construções revestidas com a cor da campanha vão desde torres, museus, teatros e outros pontos turísticos até importantes construções do Estado, como o Palácio do Planalto, por exemplo.