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IDEB 2015 − BRASIL PRECISA MELHORAR EDUCAÇÃO BÁSICA, SOBRETUDO ENSINO MÉDIO

Preocupação com a Educação no Brasil ganha destaque na mídia, diante dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2015 divulgados no início de setembro.
Lamentavelmente apurou-se que continua inadequado o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no ensino médio em Matemática e Português. Os resultados da avaliação para Português, apesar de pequena melhora, ainda estão abaixo do apurado em 2011. Os resultados para Matemática revelam situação mais crítica, pois teve uma segunda queda consecutiva, sendo que a última evolução nessa matéria foi em 2009.

O Ideb 2015 para o Ensino Médio (antigo Colegial, do 1º ao 3º ano), em média, numa escala de 0 a 10, ficou em 3,7, quando o esperado era 4,3, revelando o quanto está comprometida a qualidade de ensino no Brasil.

Observou-se que apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (antigo Primário – do 1º ao 5º ano) houve superação da meta (4,9), obtendo o resultado de 5,5. Contudo, nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), obteve-se 4,5 abaixo da meta de 4,7, demonstrando que a qualidade de ensino também ficou comprometida.

De acordo com os resultados divulgados essa situação vem persistindo, somente os anos iniciais do fundamental têm apresentado melhor desempenho. O Ensino Médio desde 2011 encontra-se estagnado em patamares aquém do estabelecido pelo MEC.

Não se pode mais adiar ações efetivas que propiciem diagnósticos, reforma e reestruturação do Ensino no Brasil, num contexto nacional, incentivando inclusive a articulação de ações pedagógicas e de gestão na área de Educação, envolvendo as redes municipais e estaduais e o próprio Ministério da Educação.