Home » Notícias » Festas Juninas animam o mês de junho

Festas Juninas animam o mês de junho

No mês de junho, o País se converte em um enorme arraial. As festas juninas animam o mês em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Com danças, comidas típicas, quadrilha, as quermesses em escolas, clubes, igrejas e entidades assistenciais ajudam a manter a tradição viva, marca importante da culturabrasileira, principal festa popular depois do carnaval.

Em áreas onde o poder público não consegue atender devido ao estado falimentar da assistência social pública deste País, as igrejas católicas e entidades beneficentes, essa festa popular é momento de expectativa, pois é a oportunidade de angariar fundos para se manterem ao longo do ano no atendimento à comunidade em vulnerabilidade social. É, também, uma importante época para os voluntários que, movidos pelo desejo de servir, oferecem o que têm de mais nobre: seu tempo.

Nas escolas as festas juninas são experiências para uma prática pedagógica diferenciada. Além de motivar o aluno a participar, possibilita trabalhar interdisciplinarmente de forma significativa, porque a escola é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidade. Nesse período, muitas escolas contratam profissionais especializados em cultura popular para valorizar e aprofundar esse universo e desenvolver com os alunos as danças e as canções típicas.

Além de integrar a comemoração, desenvolvendo o resgate social, exercendo a cidadania através de ações concretas, solidária e participativa, buscando a parceria dos pais e comunidade, para manter toda a estrutura em funcionamento durante as festas juninas, a escolas convocam funcionários e professores para desenvolver trabalho extra. Assim, orientamos os profissionais da educação para que fiquem atentos ao que regulamentam e estabelecem cláusulas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), assinadas entre os sindicatos das categorias e os sindicatos patronais, sobre o assunto em questão.