Home » Notícias » Novas normas da Anvisa obrigam indústria alimentícia a mudar sistema de rotulagem

Novas normas da Anvisa obrigam indústria alimentícia a mudar sistema de rotulagem

Com o objetivo de proteger a saúde das pessoas que possuem alergias alimentares, entrou em vigor no dia 3 de julho a norma que exige da indústria de alimentos e bebidas o cumprimento de novas regras de rotulagem dos produtos que apresentam componentes alergênicos.

A Resolução 26/2015 determina que os produtos fabricados até o final do prazo de adequação, podem ser comercializados até o fim de seu prazo de validade, mas os novos já terão de sair com os rótulos ajustados.

Apesar de algumas empresas terem antecipado a mudança nas embalagens, um grupo ligado à indústria alimentícia chegou a pedir o adiamento do prazo para início da vigência da nova norma. A Anvisa negou o pedido.

Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interpretação e um sentido também compartilhados. E foi isso que aconteceu quando o grupo Põe no Rótulo, criado e mobilizado nas redes sociais por mães dos alérgicos, hoje com 125 mil seguidores, foi essencial para a elaboração da resolução da Anvisa.