Home » Artigos SAAESP » Importância de se preservar a identidade cultural do Brasil

Importância de se preservar a identidade cultural do Brasil

Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes. Em que pesem os aspectos positivos da mesma que, implicitamente, traz em seu bojo o ideal de união e confraternização entre os povos, há que se destacar que não se pode esquecer os aspectos particulares da cultura, da língua, das tradições de cada povo. Há que se destacar a importância da identidade cultural de cada país.

Por outro lado, também o conceito de identidade nacional brasileira é frequentemente discutido. Já se afirmou que a identidade nacional se confundiria com a identidade cultural face à grande heterogeneidade de traços culturais ligados à diversidade dos grupos étnicos. Contudo, apesar de ser um país de dimensões geográficas gigantescas e de grande diversidade cultural, econômica, social e étnica, o Brasil tem no idioma português um elemento de unificação do país. Falamos português, apesar dos inúmeros sotaques e vocabulários regionais. Portanto, um dos fortes aspectos da identidade nacional brasileira é a língua.

Há quem defina a identidade nacional como um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. E muitos entendem que a cultura e a identidade estão inteiramente ligadas. Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.

Diante destes pontos que visam incentivar a reflexão sobre o assunto, ainda é preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.

E, se identidade nacional é interpretada como somatória de valores culturais resultantes da vivência, é igualmente importante que o governo, a sociedade e os profissionais ligados à área cultural resgatem sempre a memória de todos os registros que embasaram as decisões, os fatos, as atividades, o acervo, a legislação, que propiciaram a evolução do que se entende, nos dias atuais, como identidade cultural do Brasil.

O momento é de progresso, na Cultura e na Educação, e não de retrocesso!