Home » Notícias » Brasil por até 180 dias terá: presidente afastada temporariamente e presidente interino empossado

Brasil por até 180 dias terá: presidente afastada temporariamente e presidente interino empossado

Há 24 anos o Brasil viveu uma situação semelhante, com o impeachment de outro presidente. Até a conclusão do julgamento da denúncia por crimes de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff, o país terá dois presidentes: um temporariamente afastado e outro interinamente empossado.

O plenário do Senado decidiu afastar a presidente por até 180 dias, com 55 votos a favor e 22 contra. A última etapa do processo de impeachment será o julgamento pelos senadores em sessão presidida pelo presidente do STF. Caso haja absolvição, a presidente reassume; caso haja condenação será cassada.

Em cerimônia de posse dos Ministros, dia 12 de maio de 2016, o presidente interino fez o seu primeiro discurso no cargo, abordando reformas que serão necessárias para tirar a economia da recessão e para restabelecer a credibilidade e confiança no Brasil. O déficit fiscal deverá ser combatido com um rigoroso corte nos gastos; redução de empréstimos concedidos por bancos públicos e a retirada de subsídios e, ainda, deve ocorrer a reforma da Previdência. Também enfatizou que incentivará as parcerias público-privadas, as quais poderão gerar emprego, atrair investimentos e reaquecer a economia. Afirmou que manterá os programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa minha Vida, Pronatec, Fies e outros que deram certo e terão sua gestão aprimorada.

Devem ser anunciadas em breve medidas que visem reverter a trajetória de crescimento da dívida pública, após a equipe do governo analisar os números da gestão anterior. Contudo, conforme já divulgado, em relação à CPMF, o ministro da Fazenda lembra que a prioridade hoje é o equilíbrio fiscal e embora seja importante diminuir o nível de tributação da sociedade, se for necessário um tributo, este será aplicado de modo temporário.

Quanto à reforma da Previdência pretende-se retomar a proposta de fixação de uma idade mínima para aposentadoria, porém com regras de transição para quem já está no mercado de trabalho, as quais estão sendo estudadas.

O brasileiro espera, ansiosamente, que as medidas do governo atual possam começar as mudanças para tirar o país da crise política e econômica em que se encontra.