Home » Notícias » Segundo OIT, Brasil é o quarto no mundo em acidente de trabalho

Segundo OIT, Brasil é o quarto no mundo em acidente de trabalho

A OIT – Organização Internacional do Trabalho – instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho.

Os últimos registros do Ministério do Trabalho e Previdência Social são de 2014 e apontam a ocorrência de 704.136 acidentes, 2.783 óbitos e 15.571 casos de doenças relacionadas ao trabalho, o que coloca o País em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a OIT, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

No período entre 2011 e 2013, excluindo os acidentes de trajeto, ocorreram 221.843 acidentes envolvendo máquinas e equipamentos, resultando em 601 óbitos, 13.724 amputações e 41.993 fraturas.

Esses acidentes atingem diretamente a dignidade do trabalhador, causando um dano social irreparável para a família e sociedade como um todo.

Os acidentes de trabalho têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes e processos de trabalho. Diversos órgãos são unânimes em afirmar que a conscientização sobre a necessidade de se prevenir acidentes durante a execução dos trabalhos é essencial.

Muito embora a lei brasileira seja rigorosa para evitar acidentes, nem sempre ela é cumprida e fiscalizada. O setor de construção civil é um dos maiores responsáveis pelo grande número de acidentes de trabalho no País. Como exemplo, temos as obras olímpicas no Rio de Janeiro que já deixaram 11 mortos, diferentemente dos Jogos de Londres, em 2012, quando não houve nenhuma morte.

Pesquisas indicam que o número de acidentes de trabalho aumenta ao final das jornadas e quando o trabalhador está fazendo horas extras, porque o corpo já está fadigado.

O empregador tem a responsabilidade de analisar o risco e prevenir acidentes, porém o trabalhador também deve ficar atento e pode ajudar nessa luta por melhores condições, fazendo denúncia anônima ao Ministério Público do Trabalho, se for o caso.

Atualmente 846 mil pessoas recebem benefícios decorrentes de acidentes no Brasil, sendo que 156 mil são benefícios temporários. A conscientização de empregador e empregado é a prática mais importante para uma gestão de segurança do trabalho de sucesso.