Home » Notícias » Brasil atinge marca histórica de 60 milhões de inadimplentes

Brasil atinge marca histórica de 60 milhões de inadimplentes

Segundo dados divulgados no dia 13 de abril pela Serasa Experian, o mês de março fechou com 60 milhões de brasileiros inadimplentes – ante 57,9 milhões em dezembro/15 – o que representam 41% da população com mais de 18 anos do País. Eles totalizam R$ 256 bilhões em dívidas atrasadas. Trata-se do maior patamar registrado em toda a série histórica, iniciada em 2012. Naquela ocasião, o número de pessoas que não conseguiram honrar seus compromissos financeiros foi de 50,2 milhões.

Mais de 2 milhões de pessoas entraram para a lista de inadimplentes apenas no primeiro trimestre deste ano. A cada trimestre, cresce a quantidade de brasileiros que se somam aos já negativados, segundo a entidade. Historicamente a inadimplência tende a crescer mais no primeiro trimestre, pela concentração de despesas e gastos adicionais nessa época. Mas, neste levantamento, os números surpreenderam.

Entre os inadimplentes, a maior parte (77,2%) recebe até dois salários mínimos e, dessa porcentagem, 37,2% vivem com menos de R$ 880,00. Como se percebe, os mais afetados são as pessoas que praticamente vivem daquilo que recebem, não conseguem realizar nenhum tipo de reserva ou poupança financeira. E, quando perdem o emprego, quando são atingidas pela inflação, são as que mais sofrem com os problemas de inadimplência.