Home » Artigos SAAESP » Outubro Rosa – Campanha conhecida internacionalmente com foco na prevenção do câncer de mama – vigilância permanente!

Outubro Rosa – Campanha conhecida internacionalmente com foco na prevenção do câncer de mama – vigilância permanente!

Outubro já é conhecido como o mês da luta contra o câncer de mama. Criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, várias entidades do mundo integram as comemorações do Outubro Rosa, realizando ações de mobilização para o diagnóstico precoce da doença.

Desde 2010 o governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) passou a integrar essa mobilização.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente. Apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo da campanha.

Há várias formas de realização da campanha como mutirão, palestras preventivas com orientações sobre a doença e formas de prevenção, caminhada para chamar a atenção. Durante esses encontros as mulheres entre 40 e 69 anos recebem informações sobre a importância do diagnóstico e são estimuladas a fazer o exame mamográfico.

É importante que as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Não há técnica específica para a auto palpação e deve ser valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

Há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágio inicial, quando as lesões são menores de 2 centímetros de diâmetro. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer.

O SAAESP apoia essa campanha e convoca você, Auxiliar de Ensino, seus familiares e amigos, para engrossar os eventos. Embora o mês esteja terminando, a vigilância deve ser permanente!