Home » Notícias » TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL ESTENDE CADASTRAMENTO PARA TODO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL ESTENDE CADASTRAMENTO PARA TODO ESTADO DE SÃO PAULO

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) de São Paulo estendeu o cadastramento biométrico para os cartórios eleitorais de todo Estado. Com essa medida, o tribunal paulista pretende ampliar em curto prazo o número de eleitores com biometria, a fim de atender meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Antes o procedimento acontecia apenas em alguns municípios. A partir de 1º de outubro, o eleitor que procurar a Justiça Eleitoral para solicitar o título pela primeira vez; para requerer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, também terá que fazer esse procedimento, que é rápido e gratuito. Primeiro os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc.), e, em seguida, procede-se ao atendimento da solicitação do eleitor.

A biometria começou a ser usada em 2008 para evitar fraudes nas eleições segundo a Justiça Eleitoral. As urnas biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.

Com a identificação biométrica não haverá possibilidade de um eleitor votar no lugar do outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

O presidente do TRE-SP afirma que o comparecimento não é obrigatório, mas é importante que os eleitores façam o cadastro. Destaca que estão adiantando esse trabalho aos poucos para não causarem transtornos aos eleitores.

O atendimento, assim como nos outros municípios, será feito de maneira agendada e considerando a capacidade diária limitada para a recepção da população em cada unidade.

O agendamento já está disponível pela internet no site www.tre.sp.jus.br. É preciso levar no dia marcado um documento com foto, comprovante de residência e, se for o caso, o título eleitoral.  Homens entre 18 a 45 anos, e que estejam tirando o primeiro título, também devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

O objetivo estabelecido pelo órgão é recadastrar todo eleitorado brasileiro até 2018.