Home » Notícias » GOVERNO VOLTA ATRÁS E ADIANTARÁ 13º SALÁRIO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS

GOVERNO VOLTA ATRÁS E ADIANTARÁ 13º SALÁRIO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Diferente do que foi divulgado anteriormente, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão em setembro a primeira parcela da antecipação do 13º salário. Como divulgado agora pela mídia, o governo reavaliou a situação e voltou atrás na intenção de dividir em duas vezes essa parcela do 13º salário.

Diante da crise pela qual passa o Brasil, o assunto vem desestabilizando ainda mais a população desde o momento em que primeiramente o governo tinha decidido não antecipar o pagamento, em agosto, da primeira parcela. Haja vista que a folha de pagamento do INSS de agosto foi liberada sem constar nenhuma informação sobre antecipação do pagamento. Não pagando a antecipação do 13º salário no mês citado, o governo interrompeu uma tradição, ou seja, uma prática de fazer o adiantamento desde 2006.

Consta que o governo não antecipou o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS no mês de agosto porque não houve aumento do imposto sobre a folha do salário e as empresas estão adiando o recolhimento da contribuição patronal. Assim, segundo fontes da equipe econômica, o governo não tinha recursos em caixa para custear a despesa, no momento em que precisava ajustar as contas públicas.

Em várias circunstâncias o ônus da crise tem sido transferido para a população e é latente a indignação de trabalhadores, aposentados e pensionistas, vítimas da insolvência das contas públicas, cujo maior responsável é o próprio governo.

Observa-se agora que a pressão política de vários setores da sociedade acabou por resultar, finalmente, na decisão do governo de pagar em setembro a primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas. Não é nenhum segredo que essa decisão visa evitar mais um desgaste político do governo.