Home » Notícias » Vacinação contra gripe influenza começou dia 4 de maio

Vacinação contra gripe influenza começou dia 4 de maio

A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe Influenza teve início dia 4 de maio e se estenderá até 22 de maio, sendo que o Dia ‘D’ de mobilização nacional ocorrerá no dia 9 de maio.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações ocasionadas pela doença. Por outro lado, a vacinação é uma medida preventiva eficiente, que quando aplicada em um período que antecede o inverno é ideal para manter a população protegida, principalmente o grupo prioritário que é composto por gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e abaixo de 5 anos, doentes crônicos – diabéticos, por exemplo -, indígenas, presidiários e profissionais da saúde, que podem buscar a dose nos postos de saúde.

Não há possibilidade de ficar gripado após se vacinar. A vacina contra Influenza contém vírus mortos ou apenas pedaço dele que não conseguem causar gripe.  A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha. A vacinação está entre as maiores conquistas em saúde pública no mundo.

São vários os benefícios dessa vacinação, como a redução do absenteísmo (afastamentos/atestados, em função da gripe e de suas complicações; redução do presenteísmo (baixa produtividade) em função do mal estar causado pela gripe; e, melhoria da imunidade individual e coletiva.

A imunização é fundamental para que não sejamos surpreendidos por uma doença que pode prejudicar a rotina do trabalho.