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ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA TERMINA DIA 30 DE ABRIL

Os impostos em geral pesam em nossos bolsos e pouco sabemos do destino dado aos recursos que vêm de nossos pagamentos. Principalmente o Imposto de Renda, que é tão importante e só lembramos quando pagamos.

Declarar o Imposto de Renda é a obrigação de todo cidadão que esteja em cumprimento dos requerimentos ordenados pelo governo.

O prazo de entrega da declaração, que começou em 2 de março, termina dia 30 de abril de 2015. Devem entregar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração de IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, o que gerou muitas críticas à presidente Dilma.

Da mesma forma, devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40.000,00 no ano passado.

Esclarecemos que rendimento tributável, por exemplo, é o salário. Rendimento isento ou não tributável pode ser uma indenização trabalhista.

A expectativa do fisco é de que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração este ano – 500 mil a mais do que no ano passado.

Procure não perder o prazo e nem deixar para o último dia. A multa para quem entregar a declaração fora do prazo é de, no mínimo, R$ 165,74.

 

Por que se usa o Leão como símbolo do Imposto de Renda?

Não há dúvida de que a maioria dos cidadãos já deve ter ouvido a expressão “mordida do leão” nos jornais, televisão e internet. Trata-se do recolhimento do Imposto de Rendo pago pelos contribuintes com rendimento tributável.

 

Mas… Por que se usa o leão como símbolo? Muitas pessoas ainda não conseguem associar a imagem do felino ao tributo.

 

No final de 1979 foi criado o Programa Imposto de Renda pelo órgão, que encomendou uma campanha publicitária com o intuito de divulgar a novidade aos contribuintes.

 

Entre as diversas propostas recebidas pela Receita, a idéia do leão era a que mais traduzia a imagem que se pretendia mostrar ao cidadão, tanto em relação ao Imposto de Renda, como no que diz\ respeito às ações fiscalizadoras.

 

Assim, a escolha do leão partiu de algumas de suas principais características: é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; é justo; é leal; é manso, mas não é bobo.

A Campanha então foi lançada, a imagem do leão ficou marcada na mídia e mente dos contribuintes e dura até hoje como símbolo do Imposto de Renda, embora a própria Receita Federal já não use mais a figura do felino.