Home » Artigos SAAESP » ELEIÇÕES NO BRASIL – Vote Consciente!

ELEIÇÕES NO BRASIL – Vote Consciente!

Em outubro próximo acontecerão as eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais e, uma vez mais, temos em nossas mãos uma ferramenta poderosa que é o voto. É com o voto que elegemos quem nos representará nos próximos anos.

Diante de temas repetitivamente mostrados na mídia como: corrupção e impunidade; precariedade na saúde, na segurança, na educação, etc. o Brasil se mostra ansioso por políticos que dignifiquem o voto do seu povo e encontrem na ética a fórmula correta de fazer política. Porém, nem todos os políticos são corruptos. E não podemos desanimar diante de um cenário que desenha inúmeras dificuldades. Temos sim é que unir esforços ─ povo e governo ─ para operar as mudanças necessárias.

Portanto, é essencial lembrarmos que o voto consciente é um importante instrumento de mudança política e social.

Como votar conscientemente? Para isso é preciso cada eleitor se informar não só sobre as propostas dos candidatos, mas também procurar saber sobre o partido político ao qual estão filiados; bem como estar atento ao modo como eles atuam.

São muitas as promessas dos candidatos à Presidência da República para a área da Educação, que muito nos interessa por ser nossa área de atuação. Mas, todas as propostas se preocupam com a garantia de recursos financeiros e com a melhoria na qualidade de ensino. Da mesma forma, entre outros tópicos, propõem a universalização do acesso à educação; priorização do ensino público, gratuito e de qualidade para todos; modernização e mudanças na gestão das escolas.

É interessante também analisarmos o que os candidatos propõem para as demais áreas: saúde, segurança, moradia, etc.

Assim, sugerimos a todos que procurem se informar sobre as propostas dos candidatos divulgadas nas mídias e nas redes sociais, para ter subsídios na hora de votar e tomar a decisão mais acertada.

O voto é obrigatório a todos os brasileiros acima de 18 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e idosos com mais de 70.

Aqueles que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação devem ficar atentos ao que estabelece a justiça eleitoral. A ausência nas eleições, sem justificativa, pode levar ao cancelamento do título de eleitor e impedir a solicitação de serviços públicos como empréstimos em bancos estatais, inscrição em concursos, emissão de passaporte, entre outros.